As transformações teatrais pelo vídeo

  • Adriano Roza Universidade de Brasília
  • Roberta Kumasaka Matsumoto Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo propõe a discussão e consequente atualização de noções pertinentes ao desenvolvimento teatral, tais como presença, realidade e vida, focando nas transformações proporcionadas pela incorporação do vídeo pelo teatro. Parte do estabelecimento de dois pólos dentre os quais se espalha a pesquisa teatral. Um deles propõe uma busca pelo que haveria de mais essencial no teatro. O outro propõe uma busca pela mestiçagem, por meio do cruzamento com outras artes, mídias e tecnologias, de forma cada vez mais intensa. Os desenvolvimentos de ambos os pólos, entretanto, se confundem, quando se entende que o homem – sua percepção do mundo e de si mesmo – se modifica historicamente; que seu corpo é transformado por sua tecnologia (prolongando-o, tornando-se sua extensão) e por seus próprios pensamentos (que, por exemplo, dissolvem seus limites em incontáveis devires). Se a própria essência humana se altera, o mesmo ocorre com a sua arte. Repensar noções
elementares, olhando ao passado, contudo, admitindo que tanto o homem quanto seu meio se transformaram, é desenvolver profundamente nossos pensamento e fazer teatral.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e Seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e

Historia da Cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e Esquizofrenia.

Vol. 1. São Paulo: 34, 1995.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

MCLUHAN, Marshall. The medium is the massage. Corte Madera, CA, USA:

Gingko Press, 2001.

PAVIS, Patrice. A Encenação Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SERRES, Michel. Filosofia Mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

SONTAG, Susan. Film and Theatre in The Tulane Drama Review, Vol. 11, No.

(Autumn, 1966), pp. 24-37.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção