O processo criativo de Hugo Rodas no espetáculo Os Saltimbancos

  • Angélica Beatriz Souza e Silva Universidade de Brasília
  • Marcus Mota Universidade de Brasília

Resumo

Hugo Rodas, uruguaio radicado no Brasil, exerce múltiplas funções nas artes
cênicas, dentre elas: direção, atuação e encenação. Com um amplo percurso
artístico, principalmente em Brasília, participa de diversos espetáculos. Nessa
trajetória estão incluídos trabalhos realizados com o brasiliense Grupo Pitu,
entre os quais se destaca “Os Saltimbancos”, apresentado de 1977 a 1979
nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia. Assim, a partir da pesquisa nos
arquivos do grupo e de entrevistas com os participantes, este artigo analisa o
processo criativo de Rodas nesse espetáculo, como também a recepção e
repercussão da obra.

Referências

ANDERSEN, José. “Os Saltimbancos” voltam com força total. Jornal de

Brasília, Brasília, 16 de abril de 1978. p. 27.

CARVALHO, Eliezer Faleiros. Breve panorama histórico do teatro brasiliense

In: VILLAR, Fernando Pinheiro e CARVALHO, Eliezer Faleiros de (Orgs.).

Histórias do teatro brasiliense. Brasília: Artes Cênicas - IdA/UnB, Brasília,

DE CUNTO, Yara e MARTINELLI, Susi. A História que se dança 45 anos do

movimento da dança em Brasília. Instituto Asas e Eixos, patrocínio Fundo de

Arte e Cultura - FAC, Brasília, 2005.

LOPES, Antônio Herculano. Entrevista concedida a esta pesquisadora em 30

out. de 2012.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis, Vozes,

PARARRAIOS, Ary. Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor! Correio

Brasiliense, Brasília, 28 de setembro de 1977. Caderno 2. Capa.

_________________. Não vê quem não quer. Correio Braziliense, Brasília 4

de out. de 1977. Caderno 2. p. 2.

_________________. Os nossos Saltimbancos. Correio Braziliense, Brasília.

[s/data] [s/ p.] In: Rodas, Hugo. [Acervo pessoal do artista].

_________________.Os Saltimbancos atacam novamente. Correio

Braziliense, Brasília 16 de out. de 1977. Caderno 2. p. 21.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Tradução Sérgio Sálvia Coelho.

São Paulo: Perspectiva, 2011.

____________. Dicionário de teatro. Traduzido sob a direção de J. Guinsburg

e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008.

RODAS, Hugo. MOTA, Marcus. Hugo Rodas. Brasília: Editora ARP Brasil,

RODAS, Hugo. Entrevista concedida a esta pesquisadora em 13 de setembro

de 2012.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Tradução e

apresentação, Yan Michalski. 2a. Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1998.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística.

São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.

SOUZA, Claudia Moreira de. O Garoto de Juan Lacaze, Invenções no teatro

de Hugo Rodas. Dissertação de Mestrado, PPG- Artes/VIS/IdA, UnB, Brasília,

Sem autor. Jornal de Brasília, Suplemento, 30 ago. 1977. s/p. In: Rodas,

Hugo. [Acervo pessoal do artista].

Sem autor. O Popular, Social - Teatro, 27 maio 1979. P.20. In: Rodas, Hugo. [Acervo pessoal do artista].

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção