Memória da verdade fictícia na Experiência de Consulta Médica Encenada

  • Daniela Aquino Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo trata de um aspecto desenvolvido na minha dissertação de
mestrado, que tem como tema Consulta Médica Encenada, a partir do encontro
entre teatro e a especialidade de Medicina de Saúde e Comunidade no Projeto
de Habilidades de Comunicação do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No artigo discorro sobre a importância da memória fictícia para a criação da personagem Soraya, que atuava nas Consultas com estudantes de medicina ou médicos. A criação de um contexto e a compreensão das circunstâncias dadas por parte do ator é uma exigência real, dessa forma o ator acredita no que está fazendo, proporcionando ao espectador também experimentar essa sensação. A ficção análoga à realidade é também importante para sentir e criar o cenário da verdade e da fé cênica. A cada nova Consulta é necessária a recriação de um contexto, mantendo a história inicial de Soraya, mas preparada para novas
possibilidades de conexões na relação peculiar entre paciente e médico. Para
tanto é importante manter o corpo-mente vivo, para que não haja contradições
entre as ações e o pensamento-vivo do ator.

Referências

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1987. 3ª edição

________________ . Máscara. Número especial de homenaje. Números 11 –

1996.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva. 1980.

RUFFINI, Franco. Sistema de Stanislavski. A arte secreta do ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: Editora HUCITEC Editora da UNICAMP. 1995

STANISLAVSKI, Constantin. El trabajo del actor sobre si mismo El trabajo

sobre si mismo en el proceso creador de las vivencias. Buenos Aires:

Quetzal,1980.

___________________El trabajo del actor sobre si mismo El trabajo sobre

si mismo en el proceso creador de la encarnacíón. Buenos Aires:

Quetzal,1983.

___________________ El trabajo del actor sobre su papel. Buenos Aires:

Quetzal, 1977.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção