VIGOTSKI E A CRÍTICA DE LEITOR

  • Edlúcia Robélia Oliveira de Barros Universidade Federal de Goiás
  • Robson Corrêa de. LEV S. Camargo Universidade Federal de Goiás

Resumo

Demonstra os procedimentos do psicólogo Vigotski na análise da obra de arte.
Estes podem ser adotados, por analogia, também na análise do fenômeno social. Influenciado pela montagem simbolista de Hamlet, Vigotski, em “A Tragédia de Hamlet...” (1915/1916) propõe a “critica de leitor”. Para Vigotski a obra de arte é uma fonte inesgotável de interpretações, como um conjunto simbólico cuja característica essencial consiste na “diversidade infinita” de suas interpretações. A obra de arte é polissêmica e multifacética. Vigotski, com sua postura de analista crítico do objeto artístico como fato primeiro, descarta o necessário conhecimento das análises prévias e se aproxima de Barthes. Este defende “a morte do autor”, pois a escritura de um texto é um ato de destruição de toda voz e de toda origem (BARTHES, 2004).

Referências

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Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção