O espectador criador no espetáculo Projeto Teatro à La Carte: notas sobre a construção de uma “emancipação poiética”

  • Graciane Borges Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clóvis Dias Massa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo reflete como se estabelece a relação ator/espectador no espetáculo
Projeto Teatro à La Carte, apresentado em espaços não convencionais ao teatro
e com a participação ativa do espectador que escolhe a cena que quer assistir.
Esta escolha se faz através de um cardápio impresso, contendo em seu “menu”,
cenas teatrais de diversos autores da dramaturgia e literatura mundiais. Desse
modo abordaremos, principalmente a partir da noção de “espectador
emancipado” de Jacques Rancière, como esta proposta de participação do
espectador estabelece a possibilidade de uma “emancipação poiética” nos dois
agentes teatrais: ator e espectador. Com o entendimento de que o espetáculo,
neste caso, é realizado não só com a participação, mas com a ação efetiva da
platéia por meio da escolha do que quer assistir, esboça-se a noção de
“emancipação poiética” do espectador e de sua relação com o ator, visto que
ambos constroem a subjetividade através da interação artística.

Referências

DUBATTI, Jorge. Cartografia Teatral. Buenos Aires, Atuel, 2008.

DUBATTI, Jorge. Conversa com alunos do PPGAC/UFRGS, realizada no

Centro Cultural de La Cooperacíon Floreal Gorini, Buenos Aires, Argentina.

Data de 03/08/2012. Gravação particular da autora.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. In: Revista Urdimento,

PPGAC/UDESC, Santa Catarina, 2007.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção