Formação de Plateias: um desafio de acesso físico e/ou lingüístico?

  • Martha Lemos Moraes Universidade de Brasília
  • Marcus Santos Mota Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo aponta reflexões a respeito da recepção teatral na perspectiva do
gestor de espaços culturais. Investiga o universo da tradicional frase “vá ao
teatro, mas não me chame”, através de uma breve análise histórica sobre as
chamadas “crises do teatro” e do “esvaziamento dos teatros”. Discute tanto os
aspectos de acessibilidade física/presencial das plateias aos espetáculos
quanto de acesso linguístico, considerando ambos importantes e complementares para a fruição do receptor. Dialoga com os estudos culturais, midiáticos, estéticos, pedagógicos e teatrais, para compreender os fenômenos complexos da fruição através da recepção de diferentes estéticas teatrais manifestadas na contemporaneidade. Por fim, apresenta algumas possibilidades estratégicas que têm sido vivenciadas no projeto de pesquisaação “SESC Arte-Educação: Transformando Plateias” desenvolvido no Espaço Cultural Paulo Autran, em Taguatinga/DF.

Referências

ARAÚJO, Alberto Felipe; TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. Gilbert Durand e a

pedagogia do imaginário, revista Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 4, p. 7-13, out./dez. 2009

BIÃO, Armindo Jorge de carvalho. Etnocenologia e a cena baiana: textos

reunidos. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.

BENJAMIM, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São

Paulo: Brasiliense, 1993.

CARLSON, Marvin. Teorias do teatro. São Paulo. Editora da Unesp, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2

ed. São Paulo: Ed. 34, 1996.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. 2 ed. São Paulo: Hucitec,

____________. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. 3 ed. São

Paulo: Hucitec, 2011.

DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário: introdução à

arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HERNANDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: Proposta para uma

nova narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

MAFFESOLI, Michel. Michel Maffesoli: o imaginário é uma realidade. Revista

FAMECOS, Porto Alegre, v. 1, n. 15, ago. 2001.

MEDEIROS, Maria Beatriz de. Aisthesis: educação e comunidades. Chapecó,

SC: Argos, 2005.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação à Estética. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio,

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção