O teatro no cotidiano escolar no Vale do Itajaí: diagnóstico de um projeto de mediação teatral
Resumo
Esta pesquisa, articulada com o projeto de extensão O jogo teatral na escola eo Programa Institucional Arte na Escola, é decorrente do trabalho de mediação
teatral efetivado com professores no Vale do Itajaí. No biênio 2011-2012, o
projeto ofereceu oficinas de jogos teatrais amparadas no trabalho de Spolin,
Ryngaert e Boal para formação continuada de professores. Foram aplicados
questionários sobre o teatro no cotidiano escolar com os participantes e os
dados revelaram, dentre outras coisas, o seguinte: 92% são docentes na
Educação Infantil; 57,33% nunca tinham participado de formação em teatro;
24% nunca foram ao Teatro; 69,33% realizam frequentemente trabalhos
teatrais na escola em atividades como apresentações em datas comemorativas. Dentre os resultados alcançados destacam-se: a vivência de jogos teatrais está proporcionando uma experiência de formação prazerosa, despertando o interesse e gosto pelo teatro e estimulando a frequência desses professores em eventos teatrais. Tendo em vista que muitas crianças tomam o primeiro contato com o teatro por meio da escola, esse trabalho está instrumentalizando esses professores para mediarem o contato dos estudantes com a arte teatral.
Referências
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