O teatro no cotidiano escolar no Vale do Itajaí: diagnóstico de um projeto de mediação teatral

  • Olívia Camboim Romano Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Esta pesquisa, articulada com o projeto de extensão O jogo teatral na escola e
o Programa Institucional Arte na Escola, é decorrente do trabalho de mediação
teatral efetivado com professores no Vale do Itajaí. No biênio 2011-2012, o
projeto ofereceu oficinas de jogos teatrais amparadas no trabalho de Spolin,
Ryngaert e Boal para formação continuada de professores. Foram aplicados
questionários sobre o teatro no cotidiano escolar com os participantes e os
dados revelaram, dentre outras coisas, o seguinte: 92% são docentes na
Educação Infantil; 57,33% nunca tinham participado de formação em teatro;
24% nunca foram ao Teatro; 69,33% realizam frequentemente trabalhos
teatrais na escola em atividades como apresentações em datas comemorativas. Dentre os resultados alcançados destacam-se: a vivência de jogos teatrais está proporcionando uma experiência de formação prazerosa, despertando o interesse e gosto pelo teatro e estimulando a frequência desses professores em eventos teatrais. Tendo em vista que muitas crianças tomam o primeiro contato com o teatro por meio da escola, esse trabalho está instrumentalizando esses professores para mediarem o contato dos estudantes com a arte teatral.

Referências

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec,

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1998.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico:

uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.

SANTA Catarina, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta

Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e

Médio: Formação docente para educação infantil e séries iniciais. Florianópolis:

COGEN, 1998.

SCHRAMM, Marilene; CABRAL, Rozenei. Arte na Escola: um olhar sobre a

história, limites e desafios da formação continuada e midiateca. In: SILVA,

Neide; RAUSCH, Rita (orgs.). Extensão universitária: movimentos de

aproximação entre sociedade e universidade. Blumenau: Edifurb, 2010.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção