Formação em palhaço: reflexões metodológicas sobre o processo de aplicação de metodologia de formação de novos palhaços na disciplina TEAC 1, no Departamento de Artes Cênicas

  • Denis Camargo Universidade de Brasília
  • Marcus Mota Universidade de Brasília

Resumo

Este trabalho pretende expor a metodologia de formação de novos palhaços,
utilizada na disciplina “Técnicas Experimentais em Artes Cênicas 1” (TEAC 1- no
DAC, UnB), em 2011. Propõe-se a reflexão sobre os meios que podem viabilizar a
formação de novos palhaços, tendo como perspectiva a visão sobre as necessidades e as especificidades que envolvem o aprendizado dos alunos no seu processo de formação. Para tanto, utilizam-se as relações entre arte, afeto e educação, conforme proposta de Marly Meira e Silvia Pilloto (2010), apropriando-se do conceito de afeto, de Espinosa e Deleuze, a fim de entender-se o jogo e sua relação com o prazer, na perspectiva de Jean-Pierre Ryngaert (2009). Comparativamente, são discutidas as proposta de Jacques Lecoq (2010) e a metodologia aplicada na École Jacques Lecoq. Finalmente, analisa-se a utilização de jogos improvisacionais como método de aprendizado da linguagem da palhaçaria e discutem-se, na análise da metodologia de formação, os cruzamentos entre performance e pedagogia propostos por Elyse Lamm Pineau (2010).

Referências

DELEUZE, Guilles. Crítica e clínica. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo:

Ed. 34. 1997.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade

civil e estruturas colegiadas nas escolas. Revista Ensaio: aval. pol. públ.

Educ., vol.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. Rio de Janeiro, 2006.

KASPER, Kátia Maria. Experimentações clownescas: os palhaços e a

criação de possibilidades de vida. Tese de doutorado em Educação, na

área de Educação, Sociedade, Política e Cultura. UNICAMP. Bolsa FAPESP.

Defesa: 02/2004. Orientadora: profa Doutora Elisa Angotti Kossovitch.

Campinas, 2004.

LECOQ, Jacques. O corpo poético – uma pedagogia da criação teatral.

Tradução Marcelo Gomes. São Paulo: Ed. Senac. 2010.

MEIRA, Marly Ribeiro; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Arte, afeto e educação

– a sensibilidade na ação pedagógica. Porto Alegre: Ed. Mediação. 2010.

PINEAU, Elyse Lamm. Nos cruzamentos entre a performance e a

pedagogia: uma revisão prospectiva. Revista Educação & Realidade -

Performance, performatividade e educação. Vol. 35. Ed:

FACED/UFRGS. Porto Alegre, 2010.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e

formação. Tradução Cássia Raquel da Silveira. São Paulo: Ed. Cosac Naify.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção