Formação em palhaço: reflexões metodológicas sobre o processo de aplicação de metodologia de formação de novos palhaços na disciplina TEAC 1, no Departamento de Artes Cênicas
Resumo
Este trabalho pretende expor a metodologia de formação de novos palhaços,utilizada na disciplina “Técnicas Experimentais em Artes Cênicas 1” (TEAC 1- no
DAC, UnB), em 2011. Propõe-se a reflexão sobre os meios que podem viabilizar a
formação de novos palhaços, tendo como perspectiva a visão sobre as necessidades e as especificidades que envolvem o aprendizado dos alunos no seu processo de formação. Para tanto, utilizam-se as relações entre arte, afeto e educação, conforme proposta de Marly Meira e Silvia Pilloto (2010), apropriando-se do conceito de afeto, de Espinosa e Deleuze, a fim de entender-se o jogo e sua relação com o prazer, na perspectiva de Jean-Pierre Ryngaert (2009). Comparativamente, são discutidas as proposta de Jacques Lecoq (2010) e a metodologia aplicada na École Jacques Lecoq. Finalmente, analisa-se a utilização de jogos improvisacionais como método de aprendizado da linguagem da palhaçaria e discutem-se, na análise da metodologia de formação, os cruzamentos entre performance e pedagogia propostos por Elyse Lamm Pineau (2010).
Referências
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