Memórias de Carmem

  • Roberta Kumasaka Matsumoto Université Paris 8 – Vincennes – Saint–Denis

Resumo

O diálogo entre o teatro e o cinema tem sido intenso desde a elaboração dos
primeiros dispositivos de registro audiovisual. Se, por um lado, as possíveis
influências e intercâmbios entre essas linguagens tem se delineado pelas tentativas
de (re)afirmação e (re)significação de uma pela outra, estimulando processos
criativos que trabalham no cerne e nos limites dessas linguagens; por outro, as
relações estabelecidas entre elas se iniciam e se mantém pela possibilidade de
registro e estudo do movimento e do gesto, abarcando dessa forma questões
referentes à metodologia de pesquisa em artes cênicas e à permanência e
apropriação de uma arte que caracteriza-se por sua efemeridade. Ao analisar a
transposição do espetáculo Carmem para a linguagem audiovisual, realizada por
Peter Brook, pode-se compreender melhor os desafios que tal procedimento instala
quando se procura, para além do registro, encontrar caminhos que movimentem
memórias e (re)velem as instancias de re(a)presentação de uma obra cênica.

Referências

Livros

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Espetáculo

La Tragédie de Carmen, Peter Brook,1981.

Documentos Audiovisuais

La Tragédie de Carmen, direção Peter Boork, 1983.

Entrevista de Peter Brook em “Carmen prends garde à toi”. Antenne 2 (FR),

Musiques au couer, 10.11.1983.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção