Uma experiência entre o teatro e o cinema: o corpo No lugar errado

  • Rodrigo Desider Fisher Universidade de Brasília
  • Roberta Kumasaka Matsumoto Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo pretende investigar o corpo do ator no filme No lugar Errado,
dirigido por Luiz Pretti, Guto Parente, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti, uma
experiência realizada entre o teatro e o cinema. Ao considerar a atuação
como um fator determinante de uma obra, pretende-se repensar aqui nas
potencialidades afetivas do corpo numa obra cinematográfica que foi criada a
partir de uma peça de teatro. O corpo do ator será visto como gerador de
instantes plenos para o desenvolvimento de uma obra, não importando quem
é a personagem, mas o que pode essa personagem, o que pode esse corpo.
Nesse sentido, a obra analisada permitirá refletir sobre o modo como o corpo
do ator pode transitar entre o cinema e o teatro, podendo assim, apontar
características comuns entre as duas linguagens.

Referências

Livros

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo – Cinema 2. São Paulo: Assírio e Alvin,

PONTY, Merleau. A fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins

Fontes, 2006.

MEDEIROS, Maria Beatriz de, MONTEIRO, Marianna F. M. E MATSUMOTO,

Roberta K. (org). Tempo e Performance. Brasília: Editora da Pós-graduação

em Arte da Universidade de Brasília, 2007.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Filmes

PRETTI, Ricardo. PRETTI, Luiz. PARENTE, Guto. DIÓGENES, Pedro. No

lugar errado. Brasília, 2011. 1 filme (70min), color, son, 35mm.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção