Tramas de visualidades cênicas e híbridos inesperados: corporeidade, vestimenta e memória em In Illo Tempore

  • Rosilandes C. Martins Universidade Federal de Goiás

Resumo

A proposição deste trabalho é instigar sobre os aspectos corporais, de figurino e memória presentes na série de pinturas In Illo Tempore de Ana Maria Pacheco. A investigação parte da simbiose entre teatralidade e visualidade, amalgamando a noção de visualidade cênica, entendida a partir de estados ampliados, híbridos, imprevistos e metamórficos. Corporeidade, figurinos, máscaras e adereços são elementos cruciais desta cartografia dinâmica. O artigo procura também analisar a mirada com olhar errante, em uma recepção performativa, na qual o espectador recebe o chamado para entrar com sua história de vida, memórias, lembranças e experiências. Neste campo expandido, a proposta é articular a discussão acerca dos modos como se processam essas noções em consonância com a construção de um pensamento prático-teórico que envolve a autora deste trabalho enquanto artista- pesquisadora.

Referências

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FRANGE, Lucimar Bello P. Leituras de obra de arte e discussão. Disponível em: < http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/arte/text_4b.htm#top>. Acesso em: 15 mar. 2010.

GALLO, Sílvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação nãodisciplinar. In: O sentido da escola. Nilda Alves e Regina Leite (orgs.). Petrópolis: DP et Alii, 2008.

KERN, Maria L. B. Imagem, historiografia e tempo. Art Cultura, Uberlândia, v. 12, n. 21, p. 9-12, jul.-dez. 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins

Fontes, 2006.

PACHECO, Ana Maria. Memória Roubada. Ed. Jofre Silva. Goiânia: UEG, Centro de Formação artística, 2002.

RESTANY, P. Hundertwasser. Glarus: Taschen, 2003.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do

desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2006.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A filosofia de Deleuze e o currículo. Goiânia: coleção desenredos n. 1, Faculdade de Artes visuais, 2004.

SZIRTES, George. Exercício de Poder: a arte de Ana Maria Pacheco. Goiânia:

Editora UCG/Inglaterra, Pratt Contemporary Art, 2004.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção