ENTRELUGARES: possíveis pontes entre a cena e o espectador contemporâneo pensadas num contexto interiorano
Resumo
Este trabalho vem da angústia de pensar o lugar do espectador para além doespaço físico ocupado por um corpo numa fila de plateia, embora a materialidade da presença deste corpo sentado na poltrona no escuro, também aqui, como na sala de espetáculo, seja fundamental. Vem do desejo de pensar este lugar de presença material em tração permanente com um outro lugar ocupado por este mesmo ser, o de leitor, decifrador e mesmo “co-autor” do espetáculo que tem diante de si. Uma tração permanente entre o que Gumbrecht chama de produção de presença e produção de sentido. Ao final, a breve análise de um contexto específico; a Cia de Arte Persona, residente no interior do Estado do Rio de Janeiro e os efeitos de presença produzidos em seu último espetáculo, “Entre o Dedo e o Anel”.
Referências
CIA DE ARTE PERSONA. Fichas para análise da recepção do espetáculo
“Entre o Dedo e o Anel”. Campos, RJ. 2011
ECO, Umberto. Os Limites da Interpretação. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. [1990]
GUINSBURG, J; FERNANDES, Sylvia (Orgs). O Pós-dramático: um conceito
operativo? São Paulo: Perspectiva, 2008.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não
consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto e Editora PUC-Rio, 2010.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.