Corpo e imaginação nos anos iniciais: como instigar professoras pedagogas?

  • Taís Ferreira Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Como falar de teatro e dança com professoras pedagogas? Como romper com
o estigma da imobilidade corporal como única forma de aprender? Como
instigar professoras sem formação específica em teatro e dança a jogar,
brincar, mover-se, criar e inventar com suas crianças? Como apresentar, de
modo simples, a complexidade do campo de conhecimento da dança e do
teatro e suas contribuições para a educação? Partindo destas questões, duas
pesquisadoras da área de artes cênicas da UFPel propuseram-se a
empreender uma jornada de investigação, revisão bibliográfica e escrita voltada
a este público. Além dos processos de levantamento, depuração e escolha de
ideias, metodologias, conteúdos e objetivos a serem apresentados, impôs-se a
construção de uma linguagem que pudesse alcançar estas professoras, e não
as inibir, tornando acessíveis conceitos e possibilidades metodológicas da
dança e do teatro. Assim, nasceu um livro, que almeja construir este diálogo.
Como parte da pesquisa, pretende-se investigar junto a um pequeno grupo de
professoras em exercício no ensino fundamental qual a potência de diálogo e
de ações na prática docente estimuladas ou inspiradas pela leitura do livro.

Referências

Brasil. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da

criança de seis anos de idade / organização Jeanete Beauchamp, Sandra

Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. –Brasília: Ministério da

Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.135 p.: il.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares

nacionais (Livro 06 - 1º e 2º ciclos EF - Arte) Secretaria de Educação

Fundamental. – Brasília: MEC /SEF, 1998.

FERREIRA, Taís e FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e dança nos anos

iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.

ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem

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Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção