O que abre o vazio e o que o vazio abre
Resumo
Um olhar sobre o corpo cênico e o vazio. O texto reflete sobre a natureza dotreinamento deste corpo, voltado para experiências com sentidos e memória
apontando o corpo~vazio como um caminho eficaz para experiência e criação
poética. Por fim o artigo volta-se para temas como dramaturgias de ator e
fruição, entendendo o corpo cênico como um potente vetor de sentidos na
cena.
Referências
CURI, Alice Stefânia. (2007) Por uma TAO expressividade. Processos criativos
em trânsito com matrizes taoístas. Salvador. Tese de doutorado. UFBA.
FÉRAL, Josette. (2008). Por uma poética da performatividade - teatro performativo. In: Revista Sala Preta. São Paulo, v.1, n.8, pp. 197-210.
GIL, José. (2001). Movimento total – o corpo e a dança. Lisboa: Relógio
D’Água.
JULLIEN, François. (1998).Tratado da eficácia. São Paulo: 34.
LÉVY, Pierre. (1996). O que é o virtual? São Paulo: 34.
BONDÍA, Jorge Larrosa. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Disponível em:
http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_JORGE_LARROSA_
BONDIA.pdf
SANT’ANNA, Denise (2001). Corpos de passagem, São Paulo: Estação
Liberdade.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas