REGISTROS DE ATUAÇÃO: Matrizes, Impulsos e Ativação
Resumo
Pretende-se aqui observar como diferentes matrizes utilizadas pelo ator paraconstruir o seu “estar-em-cena” ativam diferentes impulsos e concretizam
distintos “registros de atuação”, modos diversos pelos quais o ator ativa a sua
presença cênica. São matrizes diferentes que são utilizadas pelo ator e que,
por sua vez, relacionam-se com diferentes impulsos corporais e emocionais.
Em termos cênicos, esses percursos diversos ligam-se a registros distintos, e a
atuação reveste-se de “matizes” que se refletem na cena criada.
Referências
FÉRAL, Josette. Teatro, teoría y práctica: más allá de las fronteras. Buenos
Aires: Editorial Galerna, 2004.
___ . “Por uma poética da performatividade”, in Sala Preta, Revista de Artes
Cênicas. Nº 8, p. 197-210. São Paulo: PPG em Artes Cênicas - ECA/USP,
FISCHER-LICHTE, Erika. “Reality and Fiction in contemporary theatre”, in
BOROWSKI, M. e SUGIERA, M. Fictional realities / Real fictions. Newcastle:
Cambridge Scholars Publishing, 2007.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas