Apropriação Poética nos processos criativos em dança

  • Daniela Gatti Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O presente artigo apresenta o conceito de Apropriação Poética como evento que se
mostra como parte nos processos de criação em dança. Como referência para essa
discussão, o texto recorre à reflexão do crítico literário Harold Bloom, sobre o princípio da influência poética e suas inter-relações. Como análise dessa discussão, o artigo
exemplifica a estratégia para compor o espetáculo Impressões a partir da apropriação
poética da palavra “impressão” com o 6+1 Grupo De Dança.

Referências

BARBOSA, A. A. T. B. Releitura, citação, apropriação ou o quê? In: BARBOSA, A. M. [Org.]. Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p. 143-149

BLOOM, Harold. A angústia da influência – uma teoria da poesia. Trad.: Marcos Santarrita. 2. Ed. Rio de Janeiro: Imago, 2002.

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LENTRICCHIA, Frank. After the New Criticism. Chicago: The University of Chicago Press, 1983.

VIEIRA, Daniel. Para a apropriação poética na performance musical: angústia, crítica, hermenêutica. Anais do VII Fórum de Pesquisa Científica em Arte. Curitiba, Embap, 2011. Disponível em: http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/Forum/anaisvii/254.PDF. Acesso em: 16 abril. 2012.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas