FILIGRANAR: a performance “Teias de um jogo aberto”

  • Daniela Guimarães Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo é o atravessamento entre estudos teóricos e práticos da
performance de Improvisação Cênica em tempo presente: “Teias de um jogo
aberto”; parte da pesquisa de Mestrado (UFBA, 2012). São confluências,
conflitos, combinações, conspirações, escritas reflexivas que demonstram
como a teoria veio desencadear treinamentos da performance e como os fios
dessa teia se interconectam para discutir a Dramaturgia da Improvisação
construída no momento em que ela ocorre. Apoia-se nos estudos de crítica
de processos de Cecília Almeida Salles (2009) e na Teoria do Umwelt de
Jacok Von Uexküll (1988).

Referências

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996

PAXTON, Steve. Improvisation is... New York: Contact Quarterly, 1987

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística.

São Paulo: Annablume, 2009

UEXKÜLL, Thrure von. A teoria do Umwelt de Jakob von Uexküll. In: SEBEOK, Thomas (Ed.) The semiotic web 1988. Berlim; Nova York: Mounton de Gruyter, 1989, p. 129-158

VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Teoria do conhecimento e da arte: formas de conhecimento: arte e ciência, uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão, 2006

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas