Sobre fazer o que se pode com o que se é: apontamentos sobre a criação do jogo do palhaço a partir de procedimentos de bricolagem

  • Flavio Ribeiro de Souza Carvalho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Paulo Merísio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este estudo aborda procedimentos de criação artística em teatro a partir da linguagem do palhaço. Propõe, como aponta Marco de Marinis em seu modelo de ator cômico, uma analise da prática da bricolagem na criação artística como sendo uma matriz criativa de produção para o jogo do palhaço. Observando como tais procedimentos contribuem para uma busca na diversificação da produção de imagens onde o espectador é convidado a participar da elaboração da obra artística, focando a criação na prática de criar juntamente com a audição. Observa-se o papel do corpo do artista no jogo do palhaço para que tais efeitos e objetivos sejam alcançados, se mostrando assim o corpo como um amalgama para as relações de espaço e tempo na cena.

Referências

DE LEÓN, Facundo Ponce. Daniele Finzi Pasca: Teatro de la caricia. Uruguai:

Ediciones FPH, 2009.

DE MARINIS, Marco. Comprender el teatro: lineamientos de una nueva teatrología.

Buenos Aires: Galerna, 1997.

LECOQ, Jacques. The moving Body (Le Corps poétique). New York: Routledge, 2001.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.

SOARES, Ana Lúcia Martins. O papel do “jogo” da máscara teatral na formação e no treinamento do ator contemporâneo. Rio de Janeiro, 1999. Dissertação (Mestrado em Teatro). UNIRIO: Centro de Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação, 1999.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas