A Materialidade do Boneco no Processo de Criação Cênica

  • Francisco Guilherme de Oliveira Junior Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente trabalho relata uma investigação sobre as possibilidades de criação
cênica no teatro de formas animadas a partir da materialidade do boneco. Em
um dos procedimentos adotados nesta pesquisa, atores foram convidados a
explorar os aspectos materiais e expressivos do objeto a ser animado, tanto no
que se refere à sua capacidade de articulação e movimentação quanto às
impressões suscitadas por sua visualidade. Na sequência, criaram um
repertório de poses e ações que, posteriormente, foram encadeadas em uma
ordem e tempo, com intuito de delinear a personagem e de estabelecer
sentidos às imagens criadas, compondo um roteiro cênico. Neste processo de
criação, a fala, a sonoplastia e outros elementos da linguagem teatral, como o
figurino, passaram a agregar nuances as cenas, incorporando-se a sequência
dramatúrgica.

Referências

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas