DA EXPERIÊNCIA, DA MEMÓRIA E DA IMAGINAÇÃO NO TRÂNSITO ENTRE A PESQUISA DE CAMPO E A CENA
Resumo
Trata-se de uma reflexão sobre processos criativos, que têm a pesquisa de
campo como parte de seus procedimentos metodológicos. A reflexão está
focada no trânsito entre a pesquisa de campo e a cena, no espaço de
elaboração que se passa com o ator/pesquisador. O “trânsito” entre a pesquisa
e a cena, conforme proposto nesta reflexão, está alicerçado em uma estrutura
que alia experiência, memória e imaginação, na configuração de um território
de habilidade técnica a ser apropriado pelo ator.
campo como parte de seus procedimentos metodológicos. A reflexão está
focada no trânsito entre a pesquisa de campo e a cena, no espaço de
elaboração que se passa com o ator/pesquisador. O “trânsito” entre a pesquisa
e a cena, conforme proposto nesta reflexão, está alicerçado em uma estrutura
que alia experiência, memória e imaginação, na configuração de um território
de habilidade técnica a ser apropriado pelo ator.
Palavras-chave
Teatro; Dança; Processo Criativo; Performance ritual.
Texto completo:
PDFReferências
LARROSA, Jorge. O Corpo da linguagem in Linguagem e Educação depois de
Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MULLER, Regina Pólo. Ritual e performance artística contemporânea. In:
Performáticos, performance e sociedade. João Gabriel L. C. Teixeira
(organizador). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.
SULLIVAN, L. E. Sound and senses: toward a hermeneutics of performance,
reprinted for private circulation from History of Religions, vol. 26, no. 1,
University of Chicago, 1986.
TURNER, V. From ritual to Theatre. The human seriouness of play.
Performance Arts Journal Publications (4), New York, 1982.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2176-9516
Fomento à pesquisa e apoio