Tato e contato no espaço da cena

  • Hebe Alves Universidade Federal da Bahia

Resumo

O processo de construção de uma cena teatral, tal qual um texto tantas vezes
batido, se dá com o enfrentamento da sensação do já conhecido. Pois
mesmo quando se tem a intenção de proceder de modo preestabelecido, a
execução de um plano de trabalho de elaboração cênica surpreende por sua
singularidade. A cena pode ser desenvolvida por meio da multiplicação dos
aspectos relacionais das personagens e sua articulação com as
características engendradas pelo intérprete. A construção de uma via de
acesso ao público, sem a qual não acontece o encontro entre palco e plateia,
é uma função indispensável ao oficio do ator. A composição de uma realidade
artística por meios artificiais favorece a aquisição e transmissão de
conhecimento.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Max Limonad, 1985.

BROOK, Peter. Fios do Tempo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

CHACRA, Sandra. Natureza e Sentido da Improvisação Teatral. São Paulo:

Perspectiva, 1983.

DORT, Bernard. Uma propedêutica da realidade. In: Jacó Guinsburg (org.), O

Teatro e sua Realidade. São Paulo: Perspectiva. 1977.

FERNANDES, Sílvia & MEICHES, Mauro. Sobre o trabalho do Ator. São

Paulo: Perspectiva, 1988.

MONTENEGRO, Fernanda. A Profissão do Ator. Cadernos de Teatro, Rio de

Janeiro, n 90, 1987, p. 5-6.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral, 1880-1980.

Rio de Janeiro, Jorge Zahar,1998.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas