Acontecimento teatral como experimento – um estudo acerca das negociações entre a ação dos performers e da tecnologia nas obras Ridicolo e Isadora.Orb

  • Jacqueline Pinzon Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O texto apresenta um dos aspectos discutidos em minha pesquisa de mestrado
defendida em 2011 junto ao PPGAC-UFRGS: o ‘Acontecimento Teatral Como
Experimento’. A cunhagem de tal conceito resulta do exame dos processos
instaurados entre diferentes elementos de composição, notadamente entre a
ação do performer e a tecnologia, nas obras Ridicolo (2007), do hispanoargentino
Rodrigo García, e Isadora.Orb (2005), do brasileiro Ricky Seabra.
Tais montagens desenvolvem-se num ambiente comparável a um laboratório
químico facultando aos performers a realização de ações cênicas
possivelmente análogas às equações químicas e revelando a natureza
processual dos espetáculos. O artigo pontua alguns dos agenciamentos
ocorridos em ambas as peças, reconhecendo nestas um sentido de
metamorfose explícita, bem como de uma vulnerabilidade plena de
descaminhos que terminam por conferir a essas montagens um caráter de
experimento. Operações similares são encontradas de modo recorrente na
cena contemporânea, especificamente nas negociações entre cena e imagem
videográfica.

Referências

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas