O exercício [si-fu-chi-pa]: uma contribuição eficiente para o aquecimento e projeção da voz no espaço cênico
Resumo
Este trabalho pesquisa a eficiência do exercício “Si-fu-chi-pá”, do MétodoEspaço-Direcional-Beuttenmüller (M.E.D.B.) e muito utilizado no aquecimento e na
preparação da voz entre profissionais de teatro por propiciar benefícios à qualidade
vocal. O artigo descreve o exercício, embasado em aspectos fonéticos e fisiológicos,
que regulam e direcionam os movimentos da laringe e analisa seus efeitos e aplicação
no aquecimento vocal de atores. Concluí-se que o exercício idealizado por Glorinha
Beuttenmüller é eficiente. O Método acompanha as tendências teatrais
contemporâneas.
Referências
BEHLAU, Mara & PONTES Paulo. Avaliação e tratamento das disfonias.
SP:Lovise, 1995.
BEHLAU, Mara. (org.) O Livro do Especialista. SP:Revinter, 2001, v. 1.
_______. O Livro do Especialista. SP: Revinter, 2005, v. 2.
BEUTTENMÜLLER, Maria da Glória. O Despertar da Comunicação. RJ:
Enelivros, 1995.
_______. O que é ser fonoaudióloga: memórias profissionais de Glorinha
Beuttenmüller; em depoimento a A.Raposo. RJ: Record, 2003.
BOONE, Daniel e McFARLANE, Stephen. A voz e a Terapia Vocal. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1994.
GUBERFAIN, Jane Celeste. A voz e a poesia no espaço cênico. RJ: Synergia,
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas