O exercício [si-fu-chi-pa]: uma contribuição eficiente para o aquecimento e projeção da voz no espaço cênico

  • Jane Celeste Guberfain Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Luciano Pires Maia Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Roberta Bahia Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Domingos Sávio Ferreira de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho pesquisa a eficiência do exercício “Si-fu-chi-pá”, do Método
Espaço-Direcional-Beuttenmüller (M.E.D.B.) e muito utilizado no aquecimento e na
preparação da voz entre profissionais de teatro por propiciar benefícios à qualidade
vocal. O artigo descreve o exercício, embasado em aspectos fonéticos e fisiológicos,
que regulam e direcionam os movimentos da laringe e analisa seus efeitos e aplicação
no aquecimento vocal de atores. Concluí-se que o exercício idealizado por Glorinha
Beuttenmüller é eficiente. O Método acompanha as tendências teatrais
contemporâneas.

Referências

BEHLAU, Mara & PONTES Paulo. Avaliação e tratamento das disfonias.

SP:Lovise, 1995.

BEHLAU, Mara. (org.) O Livro do Especialista. SP:Revinter, 2001, v. 1.

_______. O Livro do Especialista. SP: Revinter, 2005, v. 2.

BEUTTENMÜLLER, Maria da Glória. O Despertar da Comunicação. RJ:

Enelivros, 1995.

_______. O que é ser fonoaudióloga: memórias profissionais de Glorinha

Beuttenmüller; em depoimento a A.Raposo. RJ: Record, 2003.

BOONE, Daniel e McFARLANE, Stephen. A voz e a Terapia Vocal. Porto Alegre:

Artes Médicas, 1994.

GUBERFAIN, Jane Celeste. A voz e a poesia no espaço cênico. RJ: Synergia,

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas