Dando corda no relógio: O estudo de processos criativos para pensar a construção da personagem

  • Lara Couto Universidade Federal da Bahia
  • Hebe Alves Universidade Federal da Bahia

Resumo

A pesquisa sobre a criação da personagem encontra uma dificuldade no
que diz respeito ao caráter singular de cada composição. Cada ator tem a sua
maneira particular de criar, cada personagem apresenta suas próprias
dificuldades e demandas. Mais do que isso, a construção de um papel é uma
questão que esbarra num problema de definição, visto que existem diferentes
tipos de seres ficcionais. Ao falar de criação de personagem, deveríamos nos
perguntar: Que personagem é essa? Por mais que seja de difícil delimitação, o
assunto abre espaço para questionamentos resultantes de inquietações
próprias ao fazer artístico, o que gera relevante conhecimento especializado na
área. O número crescente de pesquisas realizadas por atores a cerca de seus
próprios procedimentos aponta para a necessidade de refletir sobre estratégias
de criação e seus resultados. Para isso, a manutenção de diários de bordo
possui especial importância, por ser um instrumento a serviço da memória e
reflexão crítica. Seu formato e conteúdo deveriam ser ponto de maiores
reflexões, de maneira a espelhar o estilo pessoal de cada ator e se tornar uma
atividade prazerosa de ser realizada.

Referências

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Stanislávski a Barba. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas