Ópera alemã e encenação contemporânea: o trabalho do diretor na montagem da ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi no Theater Freiburg – Alemanha

  • Leonel Henckes Universidade Federal da Bahia

Resumo

Analisa o processo de montagem da ópera Rigoletto, com libreto de Giuseppe
Verdi, encenada no Theater Freiburg da cidade de Freiburg im Breigau no sul
da Alemanha com direção de Thomas Krupa. Utiliza como ferramenta
metodológica de análise os princípios do Sistema de Ações Físicas de K.
Stanislávski para discutir as estratégias de trabalho adotadas com cantores e o
modo como o libreto clássico é atualizado na cena contemporânea. Destaca a
presença de três noções norteadoras mantidas propositalmente no idioma
alemão: aktiv, Aktualität e Kontakt e verifica sua utilização no decorrer no
processo e sua relação com o sistema stanislavskiano.

Referências

KNÉBEL, Maria Ósipovna. El Último Stanislávski. Editorial Fundamentos.

Colección Arte: Madrid, 2005

MOTTA LIMA, Tatiana. Palavras Praticadas: O percurso artístico de Jerzy

Grotowski, 1959 – 1974. São Paulo, Perspectiva, 2012

RICHARDS, Thomas. At work with Grotowski on physical actions. London

and New York: Routledge, 1995

STANISLAVSKI, Konstantin. Mi vida en el arte. Habana: Editorial Arte y

Literatura, 1976.

STANISLAVSKI, Konstantin. El trabajo del actor sobre su papel. Buenos

Aires: Editorial Quetzal, 1977

STANISLAVSKI, Konstantin., RUMYANTSEV, P. Stanislávski on Opera. New

York: Theatre Arts Books, 1975

TOPORKOV, Vasili. Stanislavski in Rehearsal. New York/London: Routledge,

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas