O conceito de dispositivo aplicado à Arte do Ator

  • Lílith de Moraes Marques Universidade Federal da Bahia
  • Hebe Alves da Silva Universidade Federal da Bahia

Resumo

O conceito de dispositivo (Foucault,1975) é aplicado à discussão acerca do trabalho
do ator sobre si mesmo. A autora traça um paralelo entre o dispositivo, suas linhas
de visibilidade, ruptura e assujeitamento, e algumas das principais técnicas
desenvolvidas no século XX (linha de ações físicas, partitura, mimo corporal,
biomecânica etc.) e seus elementos comuns (ritmo, conexão corpomente, impulso,
desenho do movimento...). Assim, o dispositivo, pensado para nomear as forças de
repressão e escape geradas num processo histórico e social, é utilizado aqui como
metáfora de abordagem dos elementos heterogêneos presentes nas técnicas físicas
de atuação do século XX, período em que a figura do ator é posta no centro do fazer
teatral. Esses elementos heterogêneos em agenciamento comum promovem um
duplo processo de repressão e escape do ator sobre si mesmo, como num
dispositivo. O resultado é um novo sujeito ator, que se mantém no limiar entre o
autocontrole e a ruptura para potências até então desconhecidas. São discutidas
ainda as dimensões do poder, saber e subjetividade, pertencentes à lógica dos
dispositivos e entendidas nesse estudo como essenciais ao trabalho do ator.

Referências

DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo. 1996. Disponível

em:<http://www.ufes.br/ppgpsi/files/textos/Deleuze%20-%20O%20que

%20%C3%A9%20um%20dispositivo.pdf> Acesso em 31. mar. 2012.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade. Rio de janeiro: Graal, 1998.

FOUCAULT, Michel. Sobre história da sexualidade. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad.:Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

MEYER, Sandra. As metáforas do corpo em cena. São Paulo: Annablume/

UDESC, 2011

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas