Composição/improvisação em dança a partir da relação corpo-espaço
Resumo
Nesse artigo são levantadas idéias acerca da apresentação da dança, criadaem tempo presente, quando realizada em espaços alternativos. Afirma-se que
os espaços alternativos (lugares não planejados a priori para a apresentação
da dança) podem ser utilizados por dançarinos como disparadores de assuntos
para compor/improvisar. Considera-se que os modos de improvisar e compor já
se modificam a partir da escolha do local de apresentação. Dessa forma,
problematiza-se os entendimentos de improvisação e composição em dança a
partir de informações de autores sobre a utilização dessas palavras em dança
na contemporaneidade, dentre outros Zilá Muniz (2004). São apresentados
alguns exemplos de artistas que estabeleceram e estabelecem (dentre outros,
a coreógrafa Trisha Brown, o artista plástico Hélio Oiticica e alguns artistas
contemporâneos) uma relação criativa com espaços alternativos. A partir
dessas discussões, propõe-se as primeiras reflexões sobre uma poética de
composição em dança que se configura a partir da relação corpo-espaço.
Referências
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