Composição/improvisação em dança a partir da relação corpo-espaço

  • Líria de Araújo Morais Universidade Federal da Bahia

Resumo

Nesse artigo são levantadas idéias acerca da apresentação da dança, criada
em tempo presente, quando realizada em espaços alternativos. Afirma-se que
os espaços alternativos (lugares não planejados a priori para a apresentação
da dança) podem ser utilizados por dançarinos como disparadores de assuntos
para compor/improvisar. Considera-se que os modos de improvisar e compor já
se modificam a partir da escolha do local de apresentação. Dessa forma,
problematiza-se os entendimentos de improvisação e composição em dança a
partir de informações de autores sobre a utilização dessas palavras em dança
na contemporaneidade, dentre outros Zilá Muniz (2004). São apresentados
alguns exemplos de artistas que estabeleceram e estabelecem (dentre outros,
a coreógrafa Trisha Brown, o artista plástico Hélio Oiticica e alguns artistas
contemporâneos) uma relação criativa com espaços alternativos. A partir
dessas discussões, propõe-se as primeiras reflexões sobre uma poética de
composição em dança que se configura a partir da relação corpo-espaço.

Referências

BANANA, Adriana. Trishapensamento: Espaço como previsão

metereológica. Belo Horizonte: Clube Ur = H0r, 2012.

BENOIT, Agnès. (Org.) Nouvelles de danse 32/33 – On the edge. Editions

Contredanse, 1997.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A Produção do espaço urbano: agentes e

processos, escalas e desafios. Ana Fani Alessandri Carlos, Marcelo Lopes de

Souza, Maria Encarnação Beltrão Sposito (orgs.). São Paulo: Contexto, 2011.

GIL, José. Movimento total: O corpo e a dança. São Paulo, Iluminuras, 2004.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Tradução de Rute

Costa. Orfeu Negro: Lisboa, 2012.

MARQUEZ, Renata Moreira. Hélio Oiticica: desdobramentos do corpo no

espaço. Revista Vivência, v. 33 p. 67-75. EdUFRN: Natal, 2009.

MUNIZ, Zilá. Improvisação como processo de composição na dança

contemporânea. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em

teatro. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2004.

NAJMANOVICH, Denise. O sujeito encarnado: questões para pesquisa

no/do cotidiano. Tradução e organização Maria Tereza Esteban, Nilda Alves e

Paulo Sgarbi. Coleção Metodologia e pesquisa do cotidiano, Rio de Janeiro:

TRINDADE, Ana Lígia. Coreólogo/notador: um profissional da memória da

dança. N. 9, p. 32-51. Mouseion, 2011. Acesso em: < https://mailattachment.

googleusercontent.com/attachment/> em jul 2012.

Link sobre Lisa Nelson - http://www.luizcarlosgarrocho.redezero.org/todos-os-temposao-mesmo-tempo-lisa-nelson-e-daniel-lepkoff/

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas