O pós-sentido da dança: um ensaio sobre o conteúdo artístico na contemporaneidade

  • Luiz Thomaz Sarmento Conceição Universidade Federal do Pará
  • Ana Flavia Mendes Sapucahy Universidade Federal do Pará

Resumo

Este artigo encabeça um ensaio acerca da construção do conteúdo artístico em
dança na contemporaneidade partindo de uma reflexão acerca da união entre
dança contemporânea e a imagem digital, seja ela fotográfica ou videográfica.
Percebe-se que para além de apenas uma contemplação fortuita a obra de arte
contemporânea sugere outras percepções como a reflexão, a interação, a
imersão e a rápida transmissão, tudo isso potencializado pela utilização das
tecnologias informacionais como suporte tanto de construção quanto de
exposição artística. A partir dessa inclusão digital o sentido a ser desenvolvido
pela dança passa por um redimensionamento pois a partir desse momento ela
passa a ter além do corpo-mídia também um outro mídia que determinará o
ponto de vista do espectador. Desse modo, elaborei inicialmente uma revisão
bibliográfica acerca de alguns conceitos que engendram o pensamento acerca
da dança contemporânea desenvolvido com e para o suporte tecnológico da
imagem, constatando que seu sentido está para além do recorte visual pois ele
está também no extracampo da imagem.

Referências

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas