Como se Configura o Caráter Narrativo da Cenografia no Uso Contemporâneo dos Espaços Teatrais e Cinematográficos?

  • Luiz Fernando Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Edélcio Mostaço Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

A abordagem do espaço cênico, do espaço teatral e do espaço cenográfico
cinematográfico por conceitos narrativos que discutem a relação do espaço e o
espectador, o espaço e a arquitetura teatral, o espaço cênico cinematográfico,
o objeto cênico, o objeto teatral, começando pelo ponto de partida cênico,
linguagens e genealogias.

Referências

DEL NERO, Cyro. Cenografia, uma Breve Visita. São Paulo: Editora Claridade,

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Editora Martins

Fontes, 2003.

FREITAS CARDOSO, João Batista. Cenário Virtual. Uma representação

tridimensional no espaço televisivo. Dissertação de mestrado, São Paulo:

PUCSP, 2002. In URSSI, Nelson José. A Linguagem Cenográfica. Dissertação

de mestrado, São Paulo: USP, 2006.

GENTILE, Monica, DIAZ, Rogelio, FERRARI, Pablo. Escenografía

Cinematográfica. Buenos Aires: La Crujía Ediciones, 2007.

METZ, Christian. A Significação no Cinema. São Paulo: Editora Perspectiva,

PAVIS, Patrick. A Encenação Contemporânea: Origens, Tendências,

Perspectivas. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2010.

PIGNATARI, Décio. Signagem da Televisão. São Paulo:Brasiliense, 1984.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro:

Jorge Zahar Ed.,1998.

UBERSFELD, Anne. Espaço e teatro. Do site

http://www.grupotempo.com.br/tex_ubersfeld.html, acessado em 12/10/2011.

UBERSFELD, Anne. Para Ler o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

URSSI, Nelson José. A Linguagem Cenográfica. Dissertação de Mestrado, São Paulo: USP, 2006.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas