Como se Configura o Caráter Narrativo da Cenografia no Uso Contemporâneo dos Espaços Teatrais e Cinematográficos?
Resumo
A abordagem do espaço cênico, do espaço teatral e do espaço cenográficocinematográfico por conceitos narrativos que discutem a relação do espaço e o
espectador, o espaço e a arquitetura teatral, o espaço cênico cinematográfico,
o objeto cênico, o objeto teatral, começando pelo ponto de partida cênico,
linguagens e genealogias.
Referências
DEL NERO, Cyro. Cenografia, uma Breve Visita. São Paulo: Editora Claridade,
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Editora Martins
Fontes, 2003.
FREITAS CARDOSO, João Batista. Cenário Virtual. Uma representação
tridimensional no espaço televisivo. Dissertação de mestrado, São Paulo:
PUCSP, 2002. In URSSI, Nelson José. A Linguagem Cenográfica. Dissertação
de mestrado, São Paulo: USP, 2006.
GENTILE, Monica, DIAZ, Rogelio, FERRARI, Pablo. Escenografía
Cinematográfica. Buenos Aires: La Crujía Ediciones, 2007.
METZ, Christian. A Significação no Cinema. São Paulo: Editora Perspectiva,
PAVIS, Patrick. A Encenação Contemporânea: Origens, Tendências,
Perspectivas. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2010.
PIGNATARI, Décio. Signagem da Televisão. São Paulo:Brasiliense, 1984.
ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Ed.,1998.
UBERSFELD, Anne. Espaço e teatro. Do site
http://www.grupotempo.com.br/tex_ubersfeld.html, acessado em 12/10/2011.
UBERSFELD, Anne. Para Ler o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
URSSI, Nelson José. A Linguagem Cenográfica. Dissertação de Mestrado, São Paulo: USP, 2006.