Grupo Formosura de Teatro: A Anima do Boneco para o Trabalho do Ator

  • Maria Vitória Freitas Universidade Federal da Bahia
  • Jacyan Castilho Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este trabalho teórico busca discorrer sobre o treinamento do ator através do
boneco, desenvolvido pelo Grupo Formosura Teatro e quais as contribuições
essa vivência traria para o ator-bonequeiro e para o ator de uma maneira geral.
Tais compreensões subsidiariam a idéia de que é válido incluir o trabalho com
boneco durante a preparação do ator. O Grupo Formosura de Teatro, situado
em Fortaleza, atua desde 1985 construindo o diálogo entre o ator e o boneco e
experimentando diversas técnicas de confecção e manipulação. O objetivo é
refletir a partir dessa experiência a fim de pensar essa constituição do ator por
intermédio do boneco, vivenciada pelo Formosura. Todavia, será dado enfoque
em uma técnica específica: o boneco germinado. Esta técnica de manipulação
parte do princípio da simbiose do ator com boneco. Resultando desse processo
personagens compostos por dois elementos: artes plásticas e o humano. Tal
hibridização forma uma inteireza, um terceiro corpo. O boneco germinado
implica uma lógica complexa, visto que ao confeccioná-lo é preciso calcular a
sua adequação ao corpo do ator e, posteriormente, fazer o ator treinar-se até
que ator e boneco sejam um só personagem. Serão salientadas,
primordialmente, três faces principais: o ator sozinho, o ator e o boneco e o
boneco germinado.

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