Reencarnação - o corpo como registro vivo em dança

  • Mário Machado Neto Universidade Federal da Bahia
  • Jacyan Castilho Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo pensa o registro em dança como ação politicamente implicada e
aponta a recriação de obras coreográficas como possível ação ativadora da
memória da dança a partir dela mesma. A maneira pela qual se escolhe
registrar coreografia evidencia os modos de se pensar e se praticar dança. O
texto ressalta na ação coreográfica - e no seus registros - escolhas que
propõem certas visibilidades e invisibilidades e, portanto, implicam regimes
de organização que abrangem esferas éticas, poéticas e políticas. Neste
artigo, o conceito de reencarnação agencia possibilidades de registro
apresentadas pela recriação, reciclagem e reativação de obras de dança. A
reencarnação funde a ação de registro e a proposição de uma nova
experiência artística, colocando em diálogo diferentes temporalidades e
contextos relacionando-os e modificando-os. O artista francês Xavier Le Roy
é usado como referência ao rememorar sua própria trajetória no trabalho
Retrospective (2012).

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas