Reencarnação - o corpo como registro vivo em dança
Resumo
Este artigo pensa o registro em dança como ação politicamente implicada eaponta a recriação de obras coreográficas como possível ação ativadora da
memória da dança a partir dela mesma. A maneira pela qual se escolhe
registrar coreografia evidencia os modos de se pensar e se praticar dança. O
texto ressalta na ação coreográfica - e no seus registros - escolhas que
propõem certas visibilidades e invisibilidades e, portanto, implicam regimes
de organização que abrangem esferas éticas, poéticas e políticas. Neste
artigo, o conceito de reencarnação agencia possibilidades de registro
apresentadas pela recriação, reciclagem e reativação de obras de dança. A
reencarnação funde a ação de registro e a proposição de uma nova
experiência artística, colocando em diálogo diferentes temporalidades e
contextos relacionando-os e modificando-os. O artista francês Xavier Le Roy
é usado como referência ao rememorar sua própria trajetória no trabalho
Retrospective (2012).
Referências
AGAMBEN, G. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, SC:
Argos, 2009.
CABRAL, C. Coreologia a escrita do movimento na dança.
www.jornaldadanca.com.br, Rio de Janeiro, v. 16, n. 90, 2005. Acesso em:
out. 2011.
CEVEJIC, B. In the Making of The Making of: The Practice of Rendering
Performance Virtual.
http://www.howtodothingsbytheory.info/2010/05/13/bojana-cvejic-in-themaking-of-the-making-of-the-practice-of-rendering-performance-virtual, 2010. Acesso em 04 de out. 2011.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France,
pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 14.ed. Tradução Laura Fraga de
Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2004. Tradução de: L’ordre du
discours: leçon inaugurale au Collège de France prononcée lê 2 décembre
INGVARTSEN, M. (org). Everybodys performance scores. Copenhagen,
Dinamarca: everybodys publication, 2010.
LABAN, R. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
LEPECKI, A. Inscribing dance. In: LEPECKI, André (org.). Of the presence
of the body: essays on dance and performance theory. New York:
Wesleyan University Press, p. 124-135, 2004.
_____. Choreography as apparatus of capture. The Drama Review. vol
, número 2 (T 194), Boston: MIT Press 2007.
_____. Planos de Composição. In: GREINER, C., ESPÍRITO SANTO, C. e
SOBRAL, S. (Org.). Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança:
Criações e Conexões. São Paulo: Itaú Cultural 2010.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo, SP: EXO experimental org.; Ed.34, 2005.
TRINDADE, A. A escrita da dança: pequeno histórico sobre a notação do
movimento. Idança.net, Rio de Janeiro, 18 de Nov de 2008. Acesso em: 05
de out. 2011