De Janelas e Luas: o resultado prático de uma pesquisa de mestrado

  • Mayra Montenegro de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado que se deu a partir de uma
investigação sobre a fala teatral. Através de uma metodologia empírica – que analisou
a construção do monólogo De Janelas e Luas – e de pesquisa bibliográfica, a
atriz/pesquisadora investigou possibilidades de manipulação de parâmetros musicais
como recursos no processo de criação da voz do ator. A atriz/pesquisadora procurou
unir teoria e prática, movida pelo desejo de buscar uma expressão vocal em cena que
se concretizasse como movimento vivo e transformador. Considerando que a fala
teatral está mais próxima do canto do que da fala cotidiana, ela concluiu que o ator
pode compor música no processo de criação de suas partituras vocais. Por isso,
constatou que é de fundamental importância um treinamento musical na formação do
ator. Através da criação de melodias, dinâmicas de intensidade, pulsações, ritmos e
variações de timbres, a atriz/pesquisadora transporta o público ao universo da história
criada em De Janelas e Luas.

Referências

BARBA, Eugênio. Além das Ilhas Flutuantes. Campinas, São Paulo: Hucitec/Unicamp, 1991.

______________, SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de

antropologia teatral. Tradução: Luís Otávio Burnier (supervisão). Campinas, São Paulo: Hucitec/Unicamp, 1995.

BROOK, Peter. A Porta Aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

FORTUNA, Marlene. A Performance da Oralidade Teatral. São Paulo: Annablume, 2000.

GAYOTTO, Lucia Helena. Voz Partitura da Ação. São Paulo: Summus, 1997.

JUNG, Carl G. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

LOPES, Sara Pereira. Diz isso cantando! A Vocalidade Poética e o Modelo Brasileiro. Campinas, 1997. Tese de Doutorado, UNICAMP.

MALETTA, Ernani. A Formação do Ator Para Uma Atuação Polifônica: Princípios e Práticas. Belo Horizonte, 2005. Tese de Doutorado, UFMG.

PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PESOCINSKIJ Nicolay. A Biomecânica, Dúvidas e Certeza. História de uma Ideia Pedagógica. Tradução de Nelli Sampaio, [S.I.:s.n], [199-?].

RATNER, Leonard G. The Musical Experience: Sound, Movement and Arrival. New York, EUA: W.H. Freeman and Company, 1983.

SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1991.

SOUZA, Maria Eleonora Montenegro de. A Alma das Palavras – A Voz Enquanto Imagem das Palavras: Uma Proposta de Leitura e em Cena-Ação. Salvador, 2001. Dissertação de Mestrado, UFBA.

STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas