O corpo infinito do ator

  • Nara Keiserman Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Teatro e espiritualidade é a denominação para a etapa atual da Pesquisa Institucional
Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual, desenvolvida na Universidade federal do estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Nesta, empreendem-se estudos sobre o aproveitamento, para o ator, de conhecimentos advindos de práticas terapêuticas como Alinhamento Energético ou Fogo Sagrado (Mônica Oliveira); Leitura Corporal (Nereida Fontes Vilela); Linguagem Orgânica (Alex Fausti); Yoga Suksma Vyayama. Os experimentos têm como base princípios da Educação Somática e o Movimento o fator de conexão entre os Corpos Físico, Emocional, Mental e Etérico. Pretende-se que o acionamento harmonizado dos sete Chakras básicos favoreça a atuação que se dá como um transe consciente, produzindo uma cena potencializada pelo estatuto que envolve os quatro Corpos acima mencionados.

Referências

ABREU, Caio Fernando. Ovelhas Negras. Porto Alegre: Sulina, 1995.

ABREU, Caio Fernando. Pedras de Calcutá. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

ABREU, Caio Fernando. Teatro Completo. Porto Alegre: Sulina, 1997.

DELEUZE, Gilles. Espinosa. Filosofia prática. São Paulo: Escuta: 2002.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. São Paulo: Summus, 1977.

KUYPERS, Patricia. Buracos negros - uma entrevista com Hubert Godard. Rio de Janeiro, “O Percevejoonline”, Dossiê Corpo Cênico, vol. 2, nº 2, PPGAC/UNIRIO, 2010.

NOLL, João Gilberto. Mínimos múltiplos comuns. Brasília: Francis, 2003.

OLIVEIRA, Mônica e TUI, Letícia. Fogo Sagrado. Alinhamento Energético. Apostila do Curso Básico de Formação, 2009.

NOGUEIRA, Roberto. Yoga Suksma Vyayama. Desenvolvimento do vigor corporal. Apostila, 2006.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VILELA, Nereida Fontes e SANTOS, João Celso dos. Leitura corporal. A linguagem da emoção inscrita no corpo. Belo Horizonte: Núcleo de Terapia Corporal, 2010.

Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas