PROCESSOS COGNITIVOS NA CRIAÇÃO IMPROVISADA EM DANÇA: A MEMÓRIA QUE ESCREVE E SE INSCREVE NO CORPO
Resumo
O objetivo do presente trabalho é discutir sobre os processos cognitivos subjacentes à memória, envolvidos na criação improvisada em dança, sob o olhar das CiênciasCognitivas. O percurso se dá a partir do questionamento de qual o papel da memória nos processos da criação improvisada em dança? O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica em publicações, banco de teses e periódicos de neurociências, memória, cognição e dança. Pela perspectiva das ciências cognitivas, obtemos informações acerca de um novo entendimento de corpo, que traz a marca de seu ambiente, que se reconhece por suas memórias emotivas, corporalizando suas
experiências vividas.
Referências
ATKINSON, R.C. E SHIFFRIN, R. M. Human Memory: A Proposed System and
Its Control Process. In: K. SPENCE & J. SPENCE (Eds.), The Psychology of Learning and Motivation: Vol. 2. Nova Iorque: Academic Press. 1968.
BADDELEY, A. D. E HITCH, G. Working memory. In: BOWER, G. A. (Ed) The
Psychology of Learning and Motivation. New York: Academic Press. 8, 47-89. 1974.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática. 2005.
COHEN NJ. Preserved learning capacity in amnesia: evidence for multiple
memory systems. In: SQUIRE LR, BUTTERS N. (Ed) The Neuropsychology of Memory. New York: Guilford Press, pp.83-103. 1984.
DAMASIO, A. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao
conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
__________. E o cérebro criou o homem. Tradução de Laura Teixeira Mota. São Paulo: Companhia das letras. 2011.
GAZZANIGA, MS, IVRY, RB, & MANGUN, GR Neurociência cognitiva – a
biologia da mente – 2ª. Ed. – Porto Alegre: Artmed. pp. 767. 2006.
MILLER, G. A. The Magical Number Seven, plus or minus Two: Some Limits on Our Capacity for Processing Information. Psychological Review, 63, 81-97. 1956.
NEISSER, U. Cognitive psychology. New York: Appleton – Century – Crofts,
PETERSON LR, PETERSON MJ. Short-term retention of individual verbal
items. Journal of Experimental Psychology 1959;58:193–198. 1959.
SANTOS, Patricia E. O. SILVA, Graziela F. da. Aspectos neurocognitivosculturais envolvidos nos Processos de criação em Dança. Anais VIII Enecult. Salvador. EDUFBA. p.10. 2012. http://www.cult.ufba.br/wordpress/?page_id=1566.
SPERLING, George. The information available in brief visual presentations.
Psychological Monographs 74 (11): pp. 1-29. 1960.
SQUIRE, L. R.; KANDEL, E. R. Memória: da mente às moléculas. Trad. Dalmaz e Quillfeldt. Porto Alegre: Artmed, 2003
SQUIRE, LR & KNOWLTON, BJ Memory, hippocampus, and brain systems. In
MS GAZZANIGA (Ed.), The cognitive neurosciences (pp. 825-837). Cambridge, MA: MIT Press. 1995.
SQUIRE LR, ZOLA-MORGAN S. The medial temporal lobe memory system.
Sciencev. 253 p.1380-1386. 1991.