A palavra em ação: reflexões sobre uma prática criativa com os Círculos de Atenção de Stanislavski

  • Silvana Baggio Ávila Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo reflete sobre alguns caminhos apontados pela experimentação
prática criativa e individual realizada durante o período do mestrado em Artes
Cênicas da UFRGS, que teve seu foco na construção da palavra orgânica a
partir da prática com ações físico-vocais. Os exercícios com os Círculos de
Atenção de Constantin Stanislavski foram tomados como referência para
conduzir a experimentação com a palavra vocalizada, vislumbrando caminhos
para o desenvolvimento de procedimentos em que o corpo-voz age
criativamente segundo a relação do ator com objetos reais e imaginários. Na
relação com estes objetos, o corpo-voz, tendo um direcionamento da atenção
definido no espaço, permite o comprometimento da integralidade psicofísica do
ator, ativando a imaginação e revelando as imagens-impulsos produtoras das
ações físico-vocais da palavra (orgânica).

Referências

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas