Entre redes de saberes: a comédia mágica

  • Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Valéria Maria Chaves de Figueiredo Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo relata a montagem de uma adaptação da comédia musical portuguesa do
Século XIX, a mágica: A Loteria do Diabo, de Joaquim Augusto de Oliveira, montada por professores e alunos da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Suscita reflexões nos campos da dança, do teatro e da música e as relações educacionais na produção artística e acadêmica. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Oficina do Espetáculo III, do Curso de Artes Cênicas, a partir da adaptação literária da obra e a integração do teatro, da dança e da música, considerando-se as especificidades destas linguagens. A encenação incluiu a pesquisa histórica do gênero, considerando suas características peculiares, como a ilusão criada com efeitos especiais e a presença de uma orquestra acompanhando o coro. A montagem indicou a relevância do diálogo entre as linguagens e o quão delicado é o ato de adaptar uma obra para o universo contemporâneo sem descaracterizá-la.

Referências

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Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas