Entre redes de saberes: a comédia mágica
Resumo
Este artigo relata a montagem de uma adaptação da comédia musical portuguesa doSéculo XIX, a mágica: A Loteria do Diabo, de Joaquim Augusto de Oliveira, montada por professores e alunos da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Suscita reflexões nos campos da dança, do teatro e da música e as relações educacionais na produção artística e acadêmica. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Oficina do Espetáculo III, do Curso de Artes Cênicas, a partir da adaptação literária da obra e a integração do teatro, da dança e da música, considerando-se as especificidades destas linguagens. A encenação incluiu a pesquisa histórica do gênero, considerando suas características peculiares, como a ilusão criada com efeitos especiais e a presença de uma orquestra acompanhando o coro. A montagem indicou a relevância do diálogo entre as linguagens e o quão delicado é o ato de adaptar uma obra para o universo contemporâneo sem descaracterizá-la.
Referências
AMADO, Janaína. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em
história oral. História, SP: v. 14, p. 125-136, 1995.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento. SP: Hucitec, 2002.
FREIRE, Vanda Bellard. O mundo marvavilhoso das mágicas. Rio de Janeiro: Contra Capa/PAPERJ, 2011.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. SP: Edições Loyola, 2003..
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. SP: Vértice, 1990.
PASOLINI, Píer Paolo. As últimas palavras do herege. SP: Brasiliense, 1983.
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas