A Personagem como Figura: uma perspectiva das Ações Físicas a partir da leitura de Deleuze para a obra de Francis Bacon

Vitor Manuel Carneiro Lemos

Resumo


Esta comunicação fará uma abordagem das Ações Físicas de Stanislavski a partir da leitura de Deleuze para a obra de Francis Bacon, apresentada em seu livro A Lógica das Sensações. A noção de Figura como um corpo de sensações que, portanto, resiste à representação, será explorada sobre a perspectiva stanislavskiana a fim de encontrar nela, um recurso de criação da personagem afinado com concepções contemporâneas de arte e teatro. Como suporte para esta reflexão será usado um fragmento da obra A Criação de um Papel, em que Stanislavski apresenta a análise de uma cena de O Inspetor Geral, de Gogol, realizada através do ator em ação. Para Stanislavski, as ações físicas se manifestam no corpo do ator como transformações, emanações (visíveis e invisíveis) que integram o que se entende por personagem e não estão voltadas exclusivamente ao esforço narrativo. É neste aspecto que as deformações dos corpos em Bacon, através da leitura deleuziana, se tornam uma referência pertinente para pensar a construção da personagem através das ações físicas, mesmo que oriunda da literatura dramática, como um projeto
que resiste à dimensão exclusivamente figurativa da cena teatral.

Palavras-chave


Stanislavski; Atuação; Ações físicas; Figura.

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Referências


DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

GIL, José. Metamorfoses do Corpo. Lisboa: Relógio D´água Ed. 1997.

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PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

STANISLAVSKI, Constantin. A Criação de um Papel. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

STANISLAVSKI, Constantin. Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1988.


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ISSN 2176-9516

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