Pregação: atualizando possíveis de um espetáculo do século passado

  • Alexandre Calado Centro de Investigação em Artes e Comunicação

Resumo

Estou a montar um objeto teatral a partir de uma investigação de traços
documentais do espetáculo “A Pregação” (Lisboa, 1989), do grupo O Bando
com direção de João Brites. Instigado pelas impressões pessoais do
espetáculo, levo a cabo um trabalho gradual de transferência do texto de
encenação, dos desenhos técnicos, dos registos de produção e das fotografias
do espetáculo para novas criações cénicas. O presente artigo resulta do
trânsito entre a investigação em arquivo, o trabalho em estúdio e uma reflexão
sobre estas experiências iluminada pelos conceitos «arquivo» e «repertório»,
propostos por Diana Taylor em The Archive and the Repertoire (2003). Este
projeto explora algumas tensões: entre a rememoração sempre difusa das
inflexões e um realinhamento rigoroso das acções das didascálias, entre a
reconstituição possível dos objetos cénicos e a configuração precisa das
imagens, entre uma reescrita dos fragmentos textuais e a fidelidade ao roteiro
estabelecido. Talvez a investigação de gestos de transferência dos materiais
de arquivo para situações teatrais possa contribuir para a afirmação crítica de
uma memória partilhada.

Referências

TAYLOR, Diana, 2003. The Archive and the Repertoire. Durham: Duke

University Press.

BRITES, João, 2009. «Cenas de leitura e desleitura no teatro d’O Bando.»

Entrevista. In: WERNECK, Maria Helena; BRILHANTE, Maria João (Org.).

Texto e Imagem: estudos de teatro. Rio de Janeiro: 7Letras, pp. 265-286.

LEPECKI, André, 2010. «The Body as Archive: Will to Re-Enact and the

Afterlives of Dances». In: Dance Research Journal, 42/2, Winter 2010.

Cambridge: Cambridge University Press, pp. 28-48.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena