Figurino, inércias, deslocamentos: como dar uma “pinta” por aí

  • Amabilis de Jesus Silva Faculdade de Artes do Paraná

Resumo

Nelson Rabelo, o Oilman, tornou-se conhecido na cidade de Curitiba por se
deslocar em sua bicicleta, vestido por uma sunga e o corpo coberto por óleo,
arriscando-se à temperaturas inóspitas. Se a estranha e insólita atitude,
mantida desde a década de 1990, abre fendas no consolidado padrão,
poblematizando a noção de cidade, também revela estratégias de
ficcionalização. Busca-se observar dois estágios de formação da cidade –
deslocamentos e inércia – adaptando seus sentidos à da construção de
imaginários urbanos. Ao “Manifesto Futurista do Traje Masculino”, de Giacomo
Balla, e às performances de Flavio de Carvalho acrescentam-se dados que
complexizam procedimentos artísticos por deparar-se com as extensões
próprias dos tempos de reality shows. O figurino/roupa como lugar do não
estável refere-se e amplia os vestígios e mutações.

Referências

BERNARDINI, Aurora Fornoni (Org). O Futurismo Italiano. São Paulo:

Perspectiva, 1980.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainard. São Paulo,

Companhia das Letras, 1990.

JEUDY, Henry-Pierre. Espelho das cidades. Trad. Rejane Janowitzer. Rio de

Janeiro: Casa da Palavra, 2005.

TOLEDO, J. Flavio de Carvalho: o comedor de emoções. São Paulo:

Brasiliense; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1994.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena