Tocar o Sagrado no Palco

  • Claudia Mele Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Tania Alice Feix Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo apresenta os conceitos de produção de presença de Hans Ulrich
Gumbrecht, de consciência do corpo de José Gil e de hierarquia entrelaçada de
Amit Goswami para refletir sobre minha experiência como atriz na performance
Farra de Atores (1991), do diretor Marcio Vianna, realizada paralelamente à
minha formação na Escola Angel Vianna. Pretendo dissertar sobre como a
atuação na performance, que, propunha uma relação direta ator-espectador,
através da improvisação, aliado ao trabalho de Conscientização do Movimento
de Angel Vianna, me possibilitaram momentos de estados de presença que
Marcio Vianna nomeou como “tocar o sagrado no palco”.

Referências

GIL, José. Movimento Total – O Corpo e a Dança. São Paulo: Iluminuras, 2005.

GOSWAMI, Amit. O Ativista Quântico. São Paulo:Aleph, 2010

_____________. A física da alma – a explicação científica para a

reencarnação, a imortalidade e experiências de quase-morte. São Paulo:

Aleph, 2008.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença- o que o sentido não

consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.

MELE, Claudia. Qual a Farra de Atores de Agora?Uma nova proposta cênica para a performance de Marcio Vianna 20 anos depois. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Preparação Corporal para o Ator. Rio de Janeiro,Faculdade Escola Angel Vianna, 2010.

NEVES, Neide. Klauss Vianna, estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo: Cortez, 2008.

TEIXEIRA, Letícia. Angel Vianna: a construção de um corpo. In Lições de

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VIANNA, Klauss e CARVALHO, Marco Antônio de. A Dança. São Paulo:

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Seção
Territórios e Fronteiras da Cena