A criação de máscaras: O desdobramento das formas na cena

  • Elisa de Almeida Rossin Universidade de São Paulo
  • Felisberto Sabino da Costa Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo trata da reflexão sobre os percursos de interação entre a
máscara e o corpo. O estudo das relações entre as formas e características de
uma máscara e a qualidade gestual que provoca sobre o ator que a veste.
Pretende-se analisar como as dimensões plásticas desse objeto, sua
concepção de formas, necessitam de uma escuta própria para serem
traduzidas em movimento e caracterizarem, assim, uma poética gestual sobre
o espaço. O reconhecimento da máscara como uma escultura móvel propõe
uma aproximação entre as questões vinculadas à cena teatral e às artes
visuais.

Referências

CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. São Paulo: Editora da Unesp, 1997.

FREIXE, Guy. Les Utopies du Masque sur les scenes européenes du XXe

Siècle. Montpellier: L’Entretemps, 2010.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena