Sobre performance, teatro e teatro performance – sangrando o “performão”

  • Fernando Pinheiro Villar Universidade de Brasília

Resumo

Performances artísticas após performance art têm mantido a zona
artisticamente interdisciplinar e/ou indisciplinar que caracteriza a arte da
performance ou da ação artística testemunhada. Entretanto, a banalização e a
glamourização da dúvida sobre performance continuam, assim como falsas
dicotomias, inócuas pelo territorialismo que performance, ontologicamente,
seria contra. Tal incongruência pode favorecer o que este artigo investiga como
“performão”, talvez um equivalente ao conhecido “teatrão”. Este artigo
contrapõe ao tal “performão”, duas ações artísticas em 2011, da graduanda e
performadora Jazz Vasconcellos.

Referências

FRANCESCH, Salvador. “The Interview”. Unsound, 3.2, 1988, pp. 16-23

GOLDERG, RoseLee. “ Performance: The Golden Years”. In BATTCOCK, Gregory e NICKAS, Robert (eds.). The Art of Performance, Nova York: E.P. Duction, Inc., 1984, pp. 71-94

VILLAR, Fernando Pinheiro. “La Fura dels Baus e performance arte:

dramaturgias e ação”. Artefilosofia. Ouro Preto: IFAC, 2009, n. 7, pp. 186-97

WILES, Timothy, The Theater Event: Modern Theories of Performance. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 1980.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena