A Performance do Humano: da pedra ao caos

  • Fred Nascimento Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

Resumo

A pesquisa “A Performance do Humano: da pedra ao caos”, é baseada em rituais
arcaicos em diálogo com rituais contemporâneos. O primeiro trabalho criado a partir da
referida pesquisa chama-se Silência, um híbrido de teatro, performance e ritual, criado a
partir de rituais de morte. Este artigo analisa a encenação performática, que a partir dos
elementos levantados na pesquisa realiza uma amalgama entre espaço simbólico e o
espaço ritual. Seu processo de criação passou por estudos da performance (COHEN,
1989), rituais (GENNEP, 2011; TURNER, 1974) e teatro (ARTAUD, 1984),
laboratórios psicofísicos e criação de performances. Pretende-se considerar a encenação
performática como uma forma de pensamento que organiza o texto polifônico sob a
ótica da performance.

Referências

ALEXANDER, Gerda. Eutonia um Caminho para a Percepção Corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1976.

ARTAUD, Antonin. O Teatro e Seu Duplo. (Trad.) LEON Samuel, CELHO Teixeira. (Org.). São Paulo: Max Limonad Ltda, 1984.

AZEVEDO, Sônia Maria. O Corpo em Tempos e Lugares Pós-modernos. In O Pós- Dramático: Um Conceito Operativo? GUINSBURG, J. e FERNANDES S. (Orgs.). São Paulo: Perspectiva, 2008.

BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator – Dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: Editora Hucitec/Editora da UNICAMP, 1995.

CAMPBELL, Joseph. A Imagem Mítica. Campinas: Papirus, 1994.

COHEN, Renato. Performance Como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.

COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia Vol. 1. Rio de Janeiro. Editora 34, 1995.

GENNEP, Arnold Van. Os Ritos de Passagem. Petrópolis: Vozes, 2011.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

TURNER, Victor W. O Processo Ritual. Petrópolis: Vozes, 1974.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena