Lygia Clark e Pina Bausch: interações

  • Giselly Brasil Universidade de São Paulo
  • Elisabeth Silva Lopes Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo retoma problemáticas investigadas em minha dissertação de
mestrado “Trajetos do Espectador nas Travessias de Lygia Clark e Pina
Bausch” e tem como principal objetivo a discussão e a análise de rupturas que
promovem o surgimento de um novo terreno para o acontecimento da arte.
Neste novo lugar a produção da arte se fundamenta, principalmente, em
princípios de interação. Tais princípios incentivam aproximações e toques entre
obra e público. O lugar do espectador torna-se também o lugar da obra.
Propostas e reflexões sugeridas pelas artistas Lygia Clark e Pina Bausch
fornecem material para a especulação da arte e do ambiente teatral
contemporâneo como campo em expansão – lugar que ultrapassa os limites
das linguagens e se legitima como campo de interações e experiências.

Referências

______.org. Cesar Oiticica Filho e Ingrid Vieira. Hélio Oiticica (Encontros). Rio de Janeiro: Beco do Azongue, 2009.

CABALLERO, Illeana Diéguez. Escenarios Liminales: teatralidades, performances y política. Buenos Aires: ATUEL, 2007.

CALDEIRA, Solange Pimentel. O Lamento da Imperatriz: A linguagem em trânsito e o espaço urbano em Pina Bausch. Annablume: São Paulo; Belo Horizonte: Fapemig, 2009.

CLARK, Lygia & OITICICA, Hélio: Cartas, 1964-74 / organizado por Luciano Figueiredo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

CLARK, Lygia, GULLAR, Ferreira & PEDROSA, Mário. Lygia Clark. Arte Brasileira Contemporânea. Rio de janeiro: edição FUNARTE, 1980.

CYPRIANO, Fábio. Pina Bausch. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

FÉRAL, Josette. Acerca de la teatralidad. Argentina, Buenos Aires: Ediciones Nuena Generación, 2003.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e Transformação. São Paulo: Editora Hucitec, 2000.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2001.

GULLAR, Ferreira Teoria do Não-Objeto. Edição do Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 1959.

HOGUE, Raimund & WEISS, Ulli. Bandoneon: Em que o tango pode ser bom para tudo? São Paulo, ATTAR editorial, São Paulo, 1989.

MILLIET, Maria Alice. Lygia Clark: Obra e Trajeto. São Paulo: Editora EDUSP, 1992.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro. Editora Rocco, 1986.

PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena