Uma construção cênica a partir do teatro Bunraku
Resumo
Esta comunicação tem por objetivo abrir um diálogo entre a cena no teatro debonecos Bunraku e uma possível construção cênica contemporânea. O teatro Bunraku,
tradicional arte cênica japonesa, se fundamenta na conjunção de três artes distintas: a
narrativa cantada joruri, a música do shamisen, instrumento musical de três cordas, e a
manipulação de bonecos. Este teatro apresenta uma estrutura regida por fortes
convenções, que se faz presente desde sua complexa dramaturgia até sua composição
cênica, como no uso das cores e na própria forma do palco. A partir destes elementos
será discutido como características de uma arte secular podem ser retrabalhadas,
baseando-se na ideia de profanação, proposta por Giorgio Agamben, ao assumir a
existência de um sagrado, nesse caso o Bunraku, e, ao entrar em contato com ele, abri-lo
para um novo uso. Esse novo está na reapresentação dos elementos desse teatro num
outro contexto, dentro de uma cena contemporânea.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.
BARTHES, Roland. O império dos signos. São Paulo SP: Martins Fontes, 2007.
________. “The Dolls of Bunraku”. In: Diacritics, vol. 6, No. 4. The Johns Hopkins University Press. USA. Winter, 1976. pág. 44 – 47.
GIROUX, Sakae M e SUZUKI, Tae. Bunraku: Um Teatro de Bonecos. São Paulo: Perspectiva, 1991
KEENE, Donald. The Major Plays of Chikamatsu. Columbia University Press, 1990.
KUSANO, Darci. Os Teatros Bunraku e Kabuki: Uma Visada Barroca. São Paulo: Perspectiva, 1993.
MORI, Mitsuya. “The Structure of Theater: A Japanese View of Theatricality”. In: SubStance. vol. 31, No. 2/3. (p. 73 – 93). University of Wisconsin Press, 2002.