Phila7 e Teatro Para Alguém: Intermidialidade na cena contemporânea brasileira

  • Larissa Hobi Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Sávio Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Apresentamos, no presente artigo, alguns rascunhos referentes à intermidialidade na
cena contemporânea. Valendo-se de exemplos de grupos brasileiros, propomos a
discussão de criações cênicas que agregam outras mídias, gerando uma interrelação
e não apenas combinações entre mídias no campo das artes do espetáculo.
Nesse sentido, a partir dessas reflexões, pretendemos abrir um campo de
possibilidade para pensar essas novas configurações da cena na
contemporaneidade.

Referências

VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Editorial. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 2008, p. 05-07.

CLUVER, Claus. Inter Textus / Inter Artes / Inter Media. In: AletriA. Belo Horizonte, v. 14, 2006.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da

intermidialidade. Disponível em: < http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_txt/ale_14/ale14_wm.pdf>. Acesso

em: 22 julho 2011.

PAVIS, Patrice. A Encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PITOZZI, Enrico. Lógica da Composição: notas sobre a cena tecnológica. In: Moringa – Artes do Espetáculo, João Pessoa, v.2, n.1, 2011. Disponível em:< http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/index>. Acesso em: 05 maio 2011.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: 34, 2ª Ed., 2009.

Sites

http://www.gag.art.br/

http://www.teatroparaalguem.com.br/

http://www.arede.inf.br/

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena