Impressões na parede, ou: a dramaturgia da sombra vista como produção de presença

  • Mario Ferreira Piragibe

Resumo

O artigo aborda possibilidades de produção de discurso e subjetividade no
teatro de animação contemporâneo, com recorte mais específico para o
trabalho com sombras corporais. A discussão apresentada se fundamenta a
partir do entendimento da sombra corporal como linguagem partícipe do campo
do Teatro de Animação e, sobretudo, de uma concepção do trabalho de
animação relacionada a uma capacidade de produção/impressão de presença.
As discussões são orientadas em parte por experiências colhidas nas sessões
de trabalho realizadas dentro do Grupo de Estudos de Teatro de Sombras; do
GEAC-UFU.

Referências

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São Paulo: Cia. Das Letras, 2001.

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MONTECCHI, Fabrizio. Em busca de uma identidade: reflexões sobre o teatro de sombras contemporâneo. Tradução de Adriana Aikawa da S. Andrade. Móin-móin: Revista de estudos sobre teatro de formas animadas, ano 8, no. 9. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2012. pp.22-37.

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Seção
Territórios e Fronteiras da Cena