O corpo andrógino: metodologia e reflexões sobre o espetáculo “As Aves da Noite”

  • Rebeka Caroça Seixas
  • Alex Beigui de Paiva Cavalcante

Resumo

Este trabalho é fruto de uma reflexão detalhada da minha experiência enquanto
atriz na peça “As Aves da Noite”, texto de Hilda Hilst, dirigida por Alex Beigui,
que esteve em cartaz em 2011. Faz necessário detalhar alguns dos principais
procedimentos e técnicas utilizados na preparação do ator e na apropriação
corporal dramatúrgica, abrindo-a em constante dialética com a metodologia do
Teatro da Androginia proposta pelo diretor. Em termos gerais, o interesse é
discutir a respeito de como se organizam e se apresentam as possíveis
relações e os diferentes níveis de contato existentes entre o corpo do ator e a
sexualidade, visando o alcance do “corpo andrógino” em situação espetacular.

Referências

BEIGUI, Alex. O ator andrógino. ed. 01, ano 03. Revista TFC, 2006.

___________. Androginia e indeterminação do sujeito em Samuel Beckett.

MAGALDI, Sábato. O texto no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva,

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena