Devir e Sensação no Trabalho do Ator

  • Tiago Fortes

Resumo

Este artigo discute a relação entre uma prática de ator específica e conceitos que surgem a
partir desta prática, ou seja, a relação intrínseca entre experiência e conceito. Trata-se de usar estes conceitos num modo operacional para que eles possam reconfigurar certas engrenagens da vida e do corpo, da vida do corpo, que se encontra preso e limitado a um certo campo de possíveis devido a velhos conceitos que continuam a ser afirmados e confirmados por uma certa tradição teatral.

Referências

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro : Jorge

Zahar, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs vol. 3. São Paulo : Editora 34, 1996.

_______________________________. Mil Platôs vol. 4. São Paulo : Ed. 34, 1997.

_______________________________. O que é a Filosofia?. Rio de Janeiro : Ed. 34, 1992.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo : Martins Fontes, 2006.

Seção
Territórios e Fronteiras da Cena