Epistemologias Inventivas na Pesquisa em Artes Cênicas no Pará

  • Wlad Lima

Resumo

O artigo sintetiza a primeira análise epistemológica do projeto de pesquisa
Uma Cartografia Epistemológica em Pesquisa em Arte na Amazônia Oriental
desenvolvido no PPGArtes\ ICA\UFPA. As epistemologias investigadas neste
artigo como inventivas foram extraídas da produção acadêmica de 04
pesquisadores das artes cênicas participantes do corpus científico da primeira
turma de mestres formados por esta instituição em 2011. O objetivo principal do
texto é comunicar os trânsitos e estratégias epistemológicas acionadas e
criadas no corpus das dissertações investigadas. A atitude epistemológica
adotada na pesquisa dialoga com a epistemologia inventiva de Alba Maria P. de
Carvalho, denominada de Racionalismo Aberto e Crítico, fundado na
epistemologia de Gaston Bachelard e inspirado em concepções do ‘fazer
científico’ de Karl Marx, Pierre Bourdieu e Boaventura de Sousa Santos”. A
metodologia proposta se configurou como uma Cartografia Inventiva
baseada, pontualmente, pelas Quatro Variedades de Visão do Cartógrafo de
Virgínia Kastrup balizada por conexões intermitentes com as séries conceituais
que compõem o rizoma e a fabulação de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

Referências

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Seção
Territórios e Fronteiras da Cena